terça-feira, 2 de junho de 2009

Uma centena de associados no Encontro AAVD em Fátima

Aspecto da Assembleia Geral que apreciou e votou o Relatório de Actividades e Contas
da Direcção
e aprovou a revisão de algum clausulado dos estatutos

Cerca de uma centena de pessoas, entre associados e familiares, estiveram presentes no Encontro anual da AAVD, que decorreu no passado fim de semana em Fátima.
A sessão foi bastante participada, temdo a Direcção feito um balanço bastante da sua actividade ao longo do primeiro ano de mandato e apresentado algumas alterações aos Estatutos, que foram aprovadas.

Novas categorias de associados
Essas alterações têm a ver com o designativo de associados, que passaram a ser de quatro categorias: efectivos, colaboradores, beneméritos e honorários. Com esta nomenclatura, foi possível preservar a qualidade de "sócio honorário" a atribuir apenas a entidades ou associados que, pela sua actividade , tenham contribuído significativamente para o prestígio da instituição.
Na versão anterior dos estatutos, a qualidade de sócio honorário era atribuída indiferenciadamente aos familiares dos associados e aos membros da SVD que quisessem inscrever-se na AAVD.
Neste contexto, entendeu-se, também, que todos os actuais membros da SVD portuguesa, desde que tenham frequentado os bancos dos seminários verbitas, em Portugal, podem tornar-se sócios efectivos, se se inscreverem na colectividade.

Sócios honorários
Ao abrigo das novas alterações, foi apresentada pela Direcção e aprovada por unanimidade e aclamação a atribuição da qualidade de sócio honorário: à Congregação do Verbo Divino, por ser uma referência absoluta da AAVD; ao Pe. Eugénio Selbach, por ter sido, desde o início, o mentor e assistente da associação dos antigos alunos; e ao Alberto Cruz, por ter sido, ao longo da sua vida, o seu principal esteio. Quer o Pe. Eugénio Selbach, quer o Alberto Cruz, merecem bem esta distinção, pois aos dois se deve o espírito e a longevidade da AAVD, neste momento mais consolidada que nunca.
Outras informações irão sendo dadas, nos próximos dias, sobre a Assembléia Geral de Fátima 2009.

Sem comentários: