terça-feira, 16 de junho de 2009

5 de Julho, domingo, a partir das 10 horas - ENCONTRO DE VERÃO DA AAVD - NORTE NA QUINTA DE MANUEL PIZARRO, EM BRITO – GUIMARÃES


Por iniciativa da Direcção nacional da AAVD, dada a dificuldade de a delegação regional o poder fazer em tempo útil, vai ter lugar no dia 5 de Julho, a partir das 10 horas, na Quinta de Manuel Pizarro, em Brito – Guimarães, o Encontro de Verão da AAVD Norte, aberto à participação de todos os antigos alunos, de norte a sul do pais, que queiram comparecer.

MANUEL PIZARRO
O Manuel Pizarro, dono da conhecida Lavandaria Pizarro, umas das mais cotadas empresas nacionais do ramo, com grande expansão internacional, é também antigo aluno verbita e disponibilizou a sua quinta para este encontro, bem como os equipamentos de lazer que ali se encontram – piscina, ténis de mesa, relva, etc... etc...


Esboço do percurso a efectuar desde a EN 206 até à Quinta de Manuel Pizarro

COMO CHEGAR À QUINTA DE MANUEL PIZARRO
Como se pode verificar no mapa do Google que aqui se apresenta, é fácil dar com o local, de qualquer lado que se vá ali ter. É necessário tomar a EN 206 Famalicão –Guimarães e, ao chegar à rotunda de Brito, tomar a direcção de Caldas das Taipas e, antes de chegar ao cimo da recta, virar à esquerda pela Rua de Valdante e seguir em frente até á Rua de Agras, contornando a lavandaria Pizarro até à Rua do Fojo. Ali, é só procurar a entrada para a Quinta de Manuel Pizarro, onde estará visível uma placa a indicar o local do Encontro.

ALMOÇO - PIQUENIQUE PARTILHADO
Prevemos um dia agradável e bem diferente do teu quotidiano. O espaço da quinta é muito grande e podes levar não só os teus familiares ao encontro, mas também os teus amigos mais chegados.
Mas não esqueças de levar o teu “farnel”, pois não há cozinheiro de serviço. A merenda que levares, será entregue à organização e “baralhada”. Mas trata, naturalmente, de levares também a “ferramenta” (pratos, faca, garfo, guardanapos, copos, etc). Assim, o almoço e lanche serão colectivos.

DIVERTIMENTOS
Podes trazer calção ou fato de banho para um mergulho na piscina, raquetes e bolas de ténis, ou de ping-pong, bola de futebol e chuteiras para um treininho no relvado, uma manta para descanso na relva, etc...

ORGANIZAÇÃO LOGÍSTICA
O organização logística do almoço estará a cargo de quatro senhoras: Gorette, Lurdes, Madalena e Margarida.
Vamos todos, então, para Brito - Guimarães, no próximo dia 5 de Julho, primeiro domingo do mês, a partir das 10 horas. 

Atenção!
Não é preciso marcação antecipada. Quem quiser aparecer, aparece. A Direcção da AAVD pede-te que divulgues esta informação junto dos AAVD's que conheces ou que estão na tua lista de endereços electrónicos.


Mapa do Google com a indicação, a vermelho, do percurso a efectuar, 
desde a EN 206 (Guimarães - Famalicão) até à Quinta de Manuel Pizarro. 
Para ver melhor o percurso, clicar sobre a imagem para ampliar.



domingo, 7 de junho de 2009

Grupo ex-SVD reuniu para balanço de actividade e projectos


Foto oficial do Encontro de ex-svd Junho 2009 com as esposas. 
Ao cimo, da esquerda para a direita: Armindo Cachada, António Marques de Brito,
 Pe. José Antunes (Provincial svd e anfitrião do encontro), 
Manuel Felgueiras Martins, José Prata Candeias e Francisco Campos. 
Sentadas nos sofás: Mena, Rita e Beatriz.

O grupo ex-verbitas que tem vindo a cooperar com a SVD no sentido de levar a cabo alguns projectos culturais de interesse para a Congregação do Verbo Divino em Portugal, reuniu mais uma vez, em Guimarães, para fazer o balanço da sua actividade.
Estiveram presentes Armindo Cachada, António Marques de Brito e Mena Brito, Manuel Felgueiras e Rita, José Prata Candeias e Beatriz e Francisco Campos. Faltou o José Gaspar Esteves, por se encontrar ausente de Portugal.

Tradução do livro do Pe. Schebesta
O destaque do trabalho em curso foi para a tradução, já concluída, do livro do Pe. Schebesta, svd,  "Portugal: Conquista e Missão no Sudeste de África", estando agora em curso a revisão do mesmo e a preparação gráfica para a sua publicação. Esta deverá ocorrer em Novembro próximo, altura em que se comemoram os 60 anos de presença da SVD em Portugal, sob o lema: "60 anos construindo proximidades"

Preservar a memória da SVD
Outros projectos têm estado mais ou menos em "standby", por falta de oportunidade ou de condições logísticas para os levar a cabo, nomeadamente o que tem a ver com a recolha de documentos fotográficos relacionados com a memória da presença da SVD em Portugal.
Foi lançado, no jornal "Lux Mundi" e neste blogue um repto aos antigos alunos do Verbo Divino para colaborarem neste projecto, cedendo a respectiva documentação, mas este desafio não surtiu qualquer efeito. No entanto, ainda não desistimos.
O próximo encontro foi marcado para os dias 17 e 18 de Outubro, no Seminário do Tortosendo.
Aqui segue um curto registo fotográfico do evento.


Momento de conversa animada numa pausa de trabalho


Olhando os peixinhos do pequeno lago


O Candeias passeando na horta da SVD


Um espantalho, bem identificado, guarda a horta da SVD


No jardim da SVD


Flores de cebola (para semente) e rama de batatas na Horta SVD


terça-feira, 2 de junho de 2009

Uma centena de associados no Encontro AAVD em Fátima

Aspecto da Assembleia Geral que apreciou e votou o Relatório de Actividades e Contas
da Direcção
e aprovou a revisão de algum clausulado dos estatutos

Cerca de uma centena de pessoas, entre associados e familiares, estiveram presentes no Encontro anual da AAVD, que decorreu no passado fim de semana em Fátima.
A sessão foi bastante participada, temdo a Direcção feito um balanço bastante da sua actividade ao longo do primeiro ano de mandato e apresentado algumas alterações aos Estatutos, que foram aprovadas.

Novas categorias de associados
Essas alterações têm a ver com o designativo de associados, que passaram a ser de quatro categorias: efectivos, colaboradores, beneméritos e honorários. Com esta nomenclatura, foi possível preservar a qualidade de "sócio honorário" a atribuir apenas a entidades ou associados que, pela sua actividade , tenham contribuído significativamente para o prestígio da instituição.
Na versão anterior dos estatutos, a qualidade de sócio honorário era atribuída indiferenciadamente aos familiares dos associados e aos membros da SVD que quisessem inscrever-se na AAVD.
Neste contexto, entendeu-se, também, que todos os actuais membros da SVD portuguesa, desde que tenham frequentado os bancos dos seminários verbitas, em Portugal, podem tornar-se sócios efectivos, se se inscreverem na colectividade.

Sócios honorários
Ao abrigo das novas alterações, foi apresentada pela Direcção e aprovada por unanimidade e aclamação a atribuição da qualidade de sócio honorário: à Congregação do Verbo Divino, por ser uma referência absoluta da AAVD; ao Pe. Eugénio Selbach, por ter sido, desde o início, o mentor e assistente da associação dos antigos alunos; e ao Alberto Cruz, por ter sido, ao longo da sua vida, o seu principal esteio. Quer o Pe. Eugénio Selbach, quer o Alberto Cruz, merecem bem esta distinção, pois aos dois se deve o espírito e a longevidade da AAVD, neste momento mais consolidada que nunca.
Outras informações irão sendo dadas, nos próximos dias, sobre a Assembléia Geral de Fátima 2009.