sábado, 10 de janeiro de 2009

A montanha da Penha coberta de neve

Uma imagem rara de um denso nevão na montanha da Penha. 
Há 22 anos que a neve não caía na montanha com tanta intensidade.

A montanha da Penha foi sempre uma referência turística e afectiva para quem, em qualquer época, viveu em Guimarães, nomeadamente para os ex-verbitas que frequentaram o Seminário da Costa nos anos 50 e os que por ali andaram a partir dos anos 60. Ninguém ficou indiferente.
No entanto, hoje, a montanha da Penha, apresenta-se com uma dignidade que não tinha outrora. É subir à montanha e dá-se logo por isso.
Primitivamente subia-se a pé, pelos caminhos tradicionais, ainda existentes (ficou célebre o "Caminho do escrivão").
Com a abertura das estradas nacionais pela freguesia Costa e por Mesão Frio (a partir da estrada de Fafe) projectadas em finais do século 19, tornou-se mais fácil o acesso à montanha.
A inauguração, em 1995, de um teleférico entre a cidade de Guimarães e a montanha da Penha, deu a este parque de montanha uma visibilidade acrescida, que levou ao desenvolvimento que hoje regista.

Um espaço religioso e de lazer
A montanha da penha é actualmente não só um espaço religioso, com um santuário e várias capelas dedicadas à Virgem e a outras santos que a devoção popular adoptou, mas também um ponto de referência turística em toda a região norte e, sem dúvida, o local que melhores condições oferece para um piquenique em família, por entre a densa penedia e o fresco das árvores, em fins de tarde calorentos ou em passeios de fim de semana.
Obviamente que estamos no Inverno e os encantos, para esta época, são diferentes. Mas nem por isso a montanha deixa de ser procurada.

O caminho tradicional
Para os que frequentaram, outrora, o seminário da Costa, o que encantava não era a subida pelas estradas nacionais, mas o caminho directo, a pé, até ao alto da montanha, pelos carreiros tradicionais, cheios de arvoredo, de rochedos lendários, de grutas e desfiladeiros a convidar á descoberta, de fontes frescas semeadas pela montanha. 

As atracções na montanha
Era isso que nos encantava pelo caminho, até lá acima, onde eram visitas obrigatórias a gruta da Senhora do Carmo, onde se iniciou a devoção à Virgem na montanha, em 1703; o nicho onde Santo Elias, patrono dos carmelitas, dorme o seu sono eterno e ininterrupto; a fonte de Santa Catarina, com os belos versos do poeta Bráulio Caldas e o monumento a Pio IX, de onde se desfruta o mais belo panorama sobre o horizonte, a partir da montanha; o penedo dos aviadores, memória da travessia aérea do Atlântico-Sul por gago Coutinho e Sacadura Cabral, em 1922; e o santuário Mariano, no centro da montanha, inaugurado em 1947, que junta milhares de peregrinos, todos os anos, em especiais dias de peregrinações.
A montanha da Penha apresenta, hoje, atracções e muito melhores condições de acesso à montanha.

O nevão
Ontem, andei por lá e registei o nevão que lá se registou. São fotos que, certamente, ficam para a história.
Foi digno de se ver. Aqui partilho algumas das fotos que fiz, com um convite a que, quem passe por estes lados, não deixe de matar saudades e suba mais uma vez a este lugar de eleição, repleto de mistérios e lendas mas, sobretudo, de uma beleza paisagística inesquecível.

Outras imagens da Penha
coberta pelo nevão de 9 de Janeiro de 2009









Esta última foto é do nevão 
que caiu na montanha da Penha em Fevereiro de 1987.

Sem comentários: