sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Ex-verbitas reuniram em Guimarães


Da direita para a esquerda - fila de cima: José Prata Candeias, José Gaspar Esteves, Pe. Manuel Abreu, Armindo Cachada, Pe. José Antunes (Provincial svd), Rita (esposa do Manuel Felgueiras) e Mena Brito (esposa do A. M. Brito.  Fila em baixo: Francisco campos, Manuel Felgueiras Martins e Anónio Marques de Brito

No dia 15 de Novembro, reuniram-se em Guimarães, no seminário do Verbo Divino, os ex-verbitas José Prata Candeias, António Marques de Brito e esposa, Manuel Felgueiras Martins e esposa, Francisco Campos, José Gaspar e Armindo Cachada.
O objectivo deste encontro, que se repete, periodicamente, duas vezes por ano, é o de estabelecer uma ponte comunicação com a SVD, para apoio a actividades culturais, humanitárias ou sociais prosseguidas por esta corporação missionária, de que os presentes fizeram parte durante muitos anos.
A recebê-los na casa verbita, além do pessoal ali residente, estavam o Provincial svd, Pe. José Antunes e o Pe. Manuel Abreu, que deixou recentemente Moçambique e foi transferido para o seminário de Guimarães.

Tradução do Livro do Pe. Schebesta
Portugals konquistamission in Südost Afrika” 
(Portugal: Conquista e Missão no Sudeste de África)

Além de um jantar no dia 14 à noite e de um convívio que se prolongou ao dia seguinte, o ponto central do encontro foi uma reunião para decidir sobre o andamento a dar às actividades que o grupo de ex-verbitas tem em curso, nomeadamente a tradução e publicação do livro do missionário alemão “Pe. Schebesta svd”, que foi missionário em Moçambique no período conturbado que precedeu a Primeira Grande Guerra Mundial de 1914-1988, e escreveu um bem documentado volume sobre a história das Missões naquele país, desde o tempo das Descobertas até ao início do século XX.
O livro já foi traduzido do alemão para o português pelos ex-verbitas António Marques de Brito, Manuel Felgueiras Martins e José Prata Candeias, que dominam bem o idioma alemão pois estudaram e viveram durante longos anos naquele país.
A tradução está agora a ser revista e preparada para publicação por Armindo Cachada, que foi durante muitos anos jornalista do Jornal de Notícias. A edição deste livro está prevista para o próximo ano, entre Setembro e Novembro de 2009, altura em que se comemoram o centenário da morte do Pe. Arnaldo Janssen, fundador da SVD e os 60 anos da implantação da SVD em Portugal.

Memória fotográfica

Outras iniciativas estão em curso, lideradas pelo mesmo grupo, nomeadamente a recuperação da memória verbita dos últimos 60 anos em Portugal, através de documentação fotográfica, que será recolhida, tratada e arquivada em bases de dados, para garantia de preservação.
Nesse sentido pede-se a todos os antigos alunos do Verbo Divino, associados ou não na AAVD, que tenham em seu poder fotografias do tempo em que permaneceram nos respectivos seminários, o favor de as fazer chegar cópias destas à Direcção da AAVD, digitalizadas (com boa definição) ou copiadas em papel fotográfico, para que possam ser identificadas, catalogadas e armazenadas em suporte digital, para memoria futura.
As fotos digitalizadas podem ser ser enviadas por e-mail para o seguinte endereço electrónico: acachada.sr@gmail.com. As que forem enviadas por correio postal, podem ser endereçadas para:

AAVD
Rua Teixeira de Pascoaes, 421 – Azurém
4801-913 GUIMARÃES
Para esclarecimentos, ligar para o nº: 968525190 (Armindo Cachada).

Solicita-se que as fotos venham devidamente identificadas quanto aos personagens que nelas se encontram e quanto ao enquadramento temporal ou espacial em que foram tiradas.
Muito obrigado a todos os que se dispuserem a colaborar.

Sem comentários: