terça-feira, 28 de outubro de 2008

Encontro de antigos alunos SVD no Tortosendo

Vista aérea do Seminário do Verbo Divino, no Tortosendo (Google Earth)

Os antigos alunos do Verbo Divino estão espalhados por todo o país mas, para os encontros anuais ou periódicos, organizam-se por zonas territoriais, correspondentes, geralmente, à localização dos seminários que outrora frequentaram: Guimarães, Fátima, Tortosendo e Lisboa.
Os AAVD da região das Beiras reuniram-se no passado fim de semana no Tortosendo, com local de encontro no Seminário do Verbo Divino. Este continua a ser o centro afectivo das lembranças e recordações dos que por lá passaram nos seus tempos mais jovens. Estiveram presentes várias dezenas de pessoas, incluindo familiares.
Tratou-se de um encontro anual, no qual participei pela primeira vez em representação da AAVD, com mais três colegas. Foi animadíssimo e completamente informal. Vê-se que naquela zona o espírito verbita ainda perdura, bem forte, nos antigos alunos da SVD.
O ritual de participação foi o habitual: missa na capela do seminário, almoço e convívio pela tarde, com magusto, jeropiga, vinho tinto e febras, além de uma sessão animadíssima de fado, protagonizada pelo Maurício e por outros guitarristas, numa tarde bem inspirada.
Estiveram presentes oito representantes de Guimarães, três deles com as respectivas esposas e alguns de Lisboa.
Agora há que esperar por outros encontros: Em Lisboa, no mês de Novembro e em Guimarães, no mês de Dezembro. Aqui ficam algumas fotos, para ilustração.


Fotos do Encontro AAVD de Tortosendo - 25 de outubro de 2008








































quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Quem são, o que fazem e onde vivem os antigos alunos do Verbo Divino?



Este blogue, embora personalizado, pretende ser um espaço informativo, de contacto e de convívio entre os antigos alunos do Verbo Divino, independentemente de estes terem frequentado os seminários de Fátima, Guimarães, Tortosendo ou Lisboa.
A AAVD tem o endereço de várias centenas, que pagam as suas quotas e recebem o Lux Mundi, mas sobre os quais não há muita informação disponível. Há muitos antigos alunos da svd dos quais nada se sabe.
Quem está a fazer este blogue é também o responsável editorial do jornal "LUX Mundi". Pretende-se que este seja o mais noticioso e diversificado possível, abrangendo a colaboração de todos, quer em termos informativos, quer de opinião. Por isso queremos que este blogue seja também um elemento de recolha informativa que venha a alimentar, de três em três meses, o jornalzinho associativo da AAVD que está, precisamente, a fazer sair o seu último número, correspondente a Setembro de 2008.
Esperamos, por isso, que haja ressonância ao que aqui se virá a escrever, utilizando para tal a caixinha dos comentários onde qualquer um poderá escrever.
Espero, muito sinceramente, que haja adesão e colaboração por parte de quem tiver acesso à Internet, e não me refiro apenas aos mais jovens, habitualmente mais expeditos na utilização das novas tecnologias.
A actual Direcção da AAVD pretende recorrer às novas tecnologias para aprofundar os contactos com todos os seus associados e com os que ainda não o são, pelo que solicitamos a mais ampla divulgação deste blogue entre todos os que um dia partilharam a mística e o espírito verbita. É uma ampla família que se encontra dispersa, mas que pode manter contactos mais frequentes recorrendo às tecnologias que hoje dominam o mundo global.
Uma saudação a todos
Armindo Cachada