domingo, 18 de dezembro de 2016

Encontro AAVD Norte - Guimarães - 17 de Dezembro de 2016

Realizou-se em Guimarães, no Seminário do Verbo Divino, na Madre de Deus, o Encontro de Natal da AAVD Norte, com uma trintena de presenças, alguns dos quais pela primeira vez. O encontro decorreu num ambiente de franco convívio, não só entre os participantes, mas também dos membros da casa verbita, sendo de destacar as presenças do Padre Manuel Abreu, reitor da casa SVD de Guimarães e do Pe. Valentim, Reitor da casa SVD de Fátima.
Seguindo o programa previamente elaborado, a partir das onze horas da manhã firam chegando os primeiros participantes, seguindo-se, ao meio dia, a celebração da Eucaristia, presidida pelo Padre Manuel Abreu.
Diga-se, a título de curiosidade, que a celebração da Eucaristia, à falta da antiga capela do Seminário, actualmente alugado à Associação Comercial e Industrial de Guimarães para ali instalar a Escola CISAVE, decorreu em capela improvisada no corredor que liga a residência da comunidade verbita ao antigo edifício escolar.
O almoço foi confeccionado pelo pessoal da casa e agradou a toda a gente,  bem como o lanche, constituído essencialmente por doçaria natalícia.
Momento importante do encontro foi a reunião que antecedeu o lanche, em que se debateram as relações da AAVD com a SVD, numa análise a situações que têm condicionado, de algum modo a boa cooperação. A presença dos dois reitores das casas verbitas de Guimarães e Fátima, padres Manuel Abreu e Valentim Gonçalves, foi importante não só para acolher sugestões, como para ajudar a temperar algumas mágoas que têm ficado dos últimos anos, ao nível da cooperação.
É natural que o desenvolvimento destas questões voltem a colocar-se em Maio próximo, no Encontro Nacional da AAVD.
Aqui fica o registo fotográfico do Encontro de Guimarães.
Armindo Cachada


Os participantes no encontro (falta o fotógrafo)
Na varanda do seminário, após o almoço

Sem comentários: