Seguindo o programa previamente elaborado, a partir das onze horas da manhã firam chegando os primeiros participantes, seguindo-se, ao meio dia, a celebração da Eucaristia, presidida pelo Padre Manuel Abreu.
Diga-se, a título de curiosidade, que a celebração da Eucaristia, à falta da antiga capela do Seminário, actualmente alugado à Associação Comercial e Industrial de Guimarães para ali instalar a Escola CISAVE, decorreu em capela improvisada no corredor que liga a residência da comunidade verbita ao antigo edifício escolar.
O almoço foi confeccionado pelo pessoal da casa e agradou a toda a gente, bem como o lanche, constituído essencialmente por doçaria natalícia.
Momento importante do encontro foi a reunião que antecedeu o lanche, em que se debateram as relações da AAVD com a SVD, numa análise a situações que têm condicionado, de algum modo a boa cooperação. A presença dos dois reitores das casas verbitas de Guimarães e Fátima, padres Manuel Abreu e Valentim Gonçalves, foi importante não só para acolher sugestões, como para ajudar a temperar algumas mágoas que têm ficado dos últimos anos, ao nível da cooperação.
É natural que o desenvolvimento destas questões voltem a colocar-se em Maio próximo, no Encontro Nacional da AAVD.
Aqui fica o registo fotográfico do Encontro de Guimarães.
Armindo Cachada
Os participantes no encontro (falta o fotógrafo) |
Na varanda do seminário, após o almoço |