Em nome da SVD portuguesa, venho endereçar-vos o convite para assistirdes ao lançamento do livro do Pe. Paul Schebesta, svd, intitulado "Portugal - A Missão da Conquista no Sudeste de África".
O Pe. Schebesta foi um dos primeiros missionários do Verbo Divino a pisar terras de Moçambique, em 1911, para tomar conta de uma missão na Zambézia, em substituição dos Jesuítas, que a República portuguesa então nascente expulsou do território.
O livro foi publicado em alemão em 1966, um ano antes da morte do Pe. Schebesta, um missionário que entendia que para evangelizar os povos africanos era necessário conhecê-los em todos os seus aspectos, desde a língua, à filosofia, costumes, tradições, história e religião. Por isso, além de missionário dedicado, foi um cientista nos campos da linguística, etnologia e antropologia. Tudo para perceber melhor a forma de chegar ao coração dos povos africanos entregues ao cuidado pastoral da congregação do Verbo Divino.
Mas não durou muito presença dos missionários verbitas em Moçambique. Em 1916 foram também, eles próprios presos e expulsos daquele território, numa altura em que estava ao rubro a primeira Grande Guerra Mundial.
Nos tempos em que esteve em Lisboa como prisioneiro, com uma certa liberdade de movimentos, o Pe. Schebesta foi um frequentador assíduo das bibliotecas e arquivos portugueses, na pesquisa de dados que lhe permitissem compreender um pouco melhor a originalidade da história da missionação portuguesa em Moçambique. Desses estudos, que depois continuou na Alemanha e também nas suas campanhas de investigação etnológica e antropológica por África, resultou a publicação, em 1966, do livro "Portugals Konquistamission in Südost Afrika".
Para comemorar o regresso da Congregação do Verbo Divino a terras de Moçambique, muitos anos depois e o centenário da primeira Missão SVD ali instalada, o Pe. Manuel Abreu, que trabalhou alguns anos nesta missão, desafiou alguns ex-verbitas que tinham feito os seus estudos de teologia na Alemanha- António Marques de Brito, Manuel Felgueiras Martins e José Prata Candeias - a traduzirem este livro do original alemão para o português, bem como Armindo Cachada, jornalista e versado na área das publicações gráficas, a coordenar a preparação do livro para a impressão tipográfica.
Depois de vários anos de intenso trabalho conjunto, em estreita ligação com o provincial da SVD portuguesa, Pe. José Antunes e com o Pe. Manuel Abreu, a obra chegou a bom termo, foi impressa e terá o seu lançamento público no próximo dia 13 de Dezembro, às 18 horas, nas instalações da Sociedade de Geografia, em Lisboa, com apresentação por um dos mais emblemáticos e conceituados historiadores portugueses, o Professor José Mattoso.
É para esta sessão que a SVD portuguesa, a Direcção da AAVD e os autores do trabalho vos vêm convidar, já que se trata de uma obra que, pela sua qualidade, rigor científico e importância para a história da presença e missionação portuguesa em Moçambique, muito honra não apenas o seu autor, o Pe. Paul Schebesta, mas também todos e que, de uma forma ou outra, algum dia estiveram ligados à Congregação do Verbo Divino e a ela continuam presos por fortes laços afectivos.
Por isso, vamos todos marcar presença no dia 13 de Dezembro, às 18 horas, na Sociedade de Geografia de Lisboa, para um acto cultural que será marcante na historiografia portuguesa, pois vem preencher uma importante lacuna informativa.
Abraço a todos e até Lisboa
Armindo Cachada
Armindo Cachada
Sem comentários:
Enviar um comentário