domingo, 24 de abril de 2011

VIVER A PÁSCOA NA ORIGEM, EM JERUALÉM.

Um breve percurso pela Via Dolorosa

A Via dolorosa é uma antiga, estreita e típica ruela de Jerusalém, que tem o seu inicia na Porta de Santo Estêvão e atravessa todo o bairro comercial da parte ocidental da cidade velha, até à Igreja do Santo Sepulcro.
No início da rua, ergueu-se, outrora, a "Fortaleza Antónia", onde ficava o Pretório de Pilatos. Foi ali que, segundo a Bíblia, decorreu o julgamento e condenação à morte de Jesus.

Deste local, parte o caminho tradicional da peregrinação até à Igreja do Santo Sepulcro, numa absoluta confusão de romeiros, pedintes, comerciantes, turistas ou simples passantes, que se atropelam numa rua estreitíssima, ladeada, principalmente na parte que sobe para a Igreja do Santo Sepulcro, de casas comerciais que mal deixam ver as marcas onde se encontram os sítios das estações da Via Sacra.

Imagino a confusão e as enchentes de multidão que haverá, neste fim de semana Pascal, nesta "Via Dolorosa", percorrida por Jesus há dois mil anos, carregando a cruz às costas, ladeado por dois criminosos, também eles condenados à crucifixão, um castigo vergonhoso para aquele tempo.

Há pouco mais de um ano estive em Jerusalém, percorri essas ruelas típicas e captei algumas imagens da Via Dolorosa que inseri neste vídeo.

Pena é que a Terra Santa, onde nasceram as grandes religiões monoteístas, doutrinalmente promotoras da paz e da concórdia entre os povos e nações, continue um eterno palco discórdias e de guerras fratricidas, em tudo contrárias à mensagem que as religiões propõem à humanidade.

BOA PÁSCOA A TODOS!

Sem comentários: