terça-feira, 2 de novembro de 2010

No regresso do Tortosendo, um passeio por Celorico da Beira

Celorico da Beira

Direcção da AAVD presente
no encontro do Tortosendo 2010


Dando cumprimento ao seu programa de actividades para o mandato, a Direcção da AAVD esteve presente em peso no encontro do Tortosendo do passado dia 30 de Novembro 2010, apenas faltando um dos seus membros por impedimento de deslocação.
Na viagem de regresso ao Norte, no dia seguinte, domingo, dia 31, a equipa directiva, integrada por António Moura, António Brito, Armindo Cachada e Cândido, aproveitou a ocasião para efectuar um périplo cultural pela região, passando por lugares emblemáticos ligados à história, ao património e ao Turismo.

No Castelo de Celorico da Beira:O Cândido, o Moura e o Brito


Castelo de Celorico da Beira - zona no interior de muralhas


Um passeio por Celorico da Beira

Após a saída do Tortosendo e passada a Guarda, rumamos em Direcção a Celorico da Beira, uma vila sede de concelho, com pouco mais de 8.500 habitantes, de tradições medievais e um clima de longo inverno, que se estende praticamente por sete meses.
Além da componente história, centrada essencialmente no seu castelo roqueiro que outrora assumiu um papel de relevo na estratégia defensiva dos territórios da Beira, a vila de Celorico da Beira é famosa também pelo seu inigualável queijo, que lhe vale, inegavelmente, o título de "Capital do Queijo Serra da Estrela".
Aliás, um dos salões de visita do concelho é precisamente o "Solar do Queijo", um edifício de bela traça que outrora foi sede da Câmara Municipal e recentemente foi recuperado e adaptado às funções que hoje desempenha. Ali é possível encontrar o queijo certificado da Serra da Estrela e degustá-lo, nas condições gastronómicas mais correctas. Claro que uma oportunidade destas não se podia perder e de lá trouxemos um belo queijo que nos está a fazer as delícias do pequeno almoço e do almoço,à sobremesa.

A vila de Celorico da Beira vista do alto das muralhas


O acesso à Torre de Menagem


Porta de entrada para o Castelo


Ruela de acesso ao Castelo


Interior da Igreja de Santa Maria

Casa antiga no Centro histórico de Celorico da Beira

Locais de visita a não perder, numa passagem por Celorico da Beira, além das muralhas e do Castelo medieval, erguido sobre um cabeço granítico no sopé da Serra da Estrela, em posição dominante sobre a vila e o Rio Mondego são ainda naturalmente, o Solar do Queijo, a "Torre do Relógio" da vila, a Igreja da Misericórdia - um dos templos representativos da arte barroca na vila - e a Igreja de Santa Maria, de estilo barroco e com duas torres maneiristas, outrora Colegiada do Padroado Real.

Aldeia Medieval e castelo de Linhares
Quem dispuser de tempo, pode dar uma saltada ainda até à aldeia medieval de Linhares da Beira, integrada no concelho de Celorico da Beira, um autêntico museu ao ar livre onde o principal ponto de referência histórica, cultural e turística é o castelo, construído sobre um cabeço rodeado de escarpados rochedos. Dar uma volta pelas suas estreitas ruelas históricas, marginadas por velhas casas graníticas é uma inesquecível incursão nas memórias do seu glorioso passado.

No Castelo de Linhares, Celorico da Beira

Para quem dispuser de tempo para passeios, estes dois locias são uma alternativa interessante. E há que aproveitar o mais cedo possível, pois não faltam em Portugal locais históricos para visitar. Como diria alguém do antigamente: "Há sempre um património desconhecido à espera de se revelar".

Sem comentários: