sábado, 19 de dezembro de 2009

Encontro de Natal da AAVD / Norte juntou cerca de 60 pessoas

O Encontro de Natal da AAVD/Norte, realizado no dia 13 de Dezembro na Quinta da Lixa, propriedade do nosso associado Óscar Fernando Meireles da Cunha, juntou cerca de sessenta pessoas, entre antigos alunos e familiares.
Com um espaço de convívio muitíssimo agradável, os participantes tiveram a possibilidade de fazer uma visita às caves desta sociedade vinícola e de provar o excelente vinho que ali se fabrica e exporta para muito lado.
O almoço foi antecedido de interessantes revelações, feitas pelo Óscar Meireles, sobre o segredo de fabrico de um bom vinho que, no caso das castas que selecciona - Trajadura, Loureiro, Pedernã, Avesso, Azal e Espadeiro - lhe tem valido bastantes medalhas, em concursos da especialidade. O Vinho da Quinta da Lixa tem somado também galardões, quando associado a determinados pratos, em concursos de gastronomia.
Quem quiser provar o vinho branco, o espadeiro ou o espumante que ali se fabrica, só tem de dar lá um salto, identificar-se como antigo aluno da SVD para quem não o conhece, e será recebido com toda a distinção, não só para provar o vinho, mas também para comprar ali algumas garrafas, adequadas a uma cuidada gastronomia.
Na embalagem de apresentação de uma bela garrafa, de fita azul - colheita 2008, que ofereceu a cada um dos participantes no encontro, lê-se, a propósito deste vinho:
"Sentir o Vinho. Quinta da Lixa. Situada no coração da bela região de Entre Douro e Minho, a Quinta da Lixa é hoje tida como uma empresa de referência na produção dos vinhos verdes, não pelas quantidades que produz, mas pela qualidade dos vinhos que tem vindo a colocar no mercado. Num moderno centro de vinificação, sediado na quinta que dá o nome à empresa, são produzidos e engarrafados todos os vinhos comercializados pela mesmas".
O almoço de confraternização, que teve lugar no requintado do salão de eventos da Quinta, decorreu de forma muito agradável, num ambiente descontraído e qualificado pela excepcional gastronomia que nos foi apresentada.
No final do almoço, teve lugar um leilão de quadros e objectos oferecidos em grande parte pelo presidente da Direcção da AAVD, mas também pelo nosso anfitrião e outros, com o objectivo de angariar fundos para duas obras de relevância social que o Pe. Valentim está a liderar na Paróquia que dirige, em Lisboa: uma é um "Jardim Bíblico", no espaço envolvente à Igreja, com instalações próprias para a "casa da Bíblia" e outro é o cartório Paroquial. Com o resultado do Leilão e algumas doações particulares, foi possível atingir a quantia de 1.000 (mil) euros, que serão entregues ao Pe. Valentim através do Pe. Pimenta, responsável da Procuradoria das Missões. A Direcção da AAVD agradece vivamente a todos os que participaram neste esforço.
A despedida foi como sempre: muitos abraços e até ao próximo encontro, em princípio em Fátima, no final de Maio de 2010 ou, para os que não puderem nele participar, no encontro Nortenho de Verão, lá para meados de Junho.
A Direcção da AAVD, que se empenhou institucionalmente na organização deste convívio, vai procurar diversificar os sítios de encontro, procurando encontrar os espaços mais apelativos para que cada confraternização deixe uma marca positiva nos que nela participarem
Armindo Cachada

Sem comentários: