sábado, 29 de novembro de 2008

Encontro de Natal da AAVD Norte a 14 de Dezembro em Guimarães

 Os participantes no Encontro de Verão da AAVD Norte 
em Junho de 2007 na montanha da Penha

Organizado pelos delegados regionais nortenhos da AAVD, vai ter lugar no próximo dia 14 de Dezembro, a partir das 11 horas, o “Encontro de Natal 2008”, para o qual se espera ampla participação de antigos alunos, tanto mais que a Direcção Nacional desta colectividade de ex-verbitas está actualmente sediada em Guimarães, o que constitui uma oportunidade para um confronto directo entre associados e actuais dirigentes da instituição.
A concentração terá lugar por volta das 11 horas no Seminário do Verbo Divino, na Madre de Deus – Azurém, onde decorrerá uma sessão de cumprimentos às autoridades da casa, a que se seguirá a celebração da Eucaristia.
A segunda parte do convívio decorrerá no “Dan José”, na Montanha da Penha, um restaurante bem conhecido pela sua qualidade gastronómica. Ali decorrerá o almoço, pelas 13.30 horas e a tarde de convívio, para o fim da qual está preparada uma surpresa. E mais não digo.
Publicam-se aqui duas fotos do convívio do ano passado, realizado na mesma montanha da Penha, no dia da festa de Santa Catarina, em Junho de 2007.
A organização está a contar com uma expressiva presença de antigos alunos que frequentaram, em tempos, os seminários da svd em Portugal, através dos quais conta redinamizar a actividade associativa da AAVD no Norte.
Até ao Encontro de Natal...

 Alguns dos participantes no encontro que teve a visita, embora curta, 
de um destacado ex-verbita, António Magalhães Silva, 
desde 1990 presidente da Câmara Municipal de Guimarães

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Ex-verbitas reuniram em Guimarães


Da direita para a esquerda - fila de cima: José Prata Candeias, José Gaspar Esteves, Pe. Manuel Abreu, Armindo Cachada, Pe. José Antunes (Provincial svd), Rita (esposa do Manuel Felgueiras) e Mena Brito (esposa do A. M. Brito.  Fila em baixo: Francisco campos, Manuel Felgueiras Martins e Anónio Marques de Brito

No dia 15 de Novembro, reuniram-se em Guimarães, no seminário do Verbo Divino, os ex-verbitas José Prata Candeias, António Marques de Brito e esposa, Manuel Felgueiras Martins e esposa, Francisco Campos, José Gaspar e Armindo Cachada.
O objectivo deste encontro, que se repete, periodicamente, duas vezes por ano, é o de estabelecer uma ponte comunicação com a SVD, para apoio a actividades culturais, humanitárias ou sociais prosseguidas por esta corporação missionária, de que os presentes fizeram parte durante muitos anos.
A recebê-los na casa verbita, além do pessoal ali residente, estavam o Provincial svd, Pe. José Antunes e o Pe. Manuel Abreu, que deixou recentemente Moçambique e foi transferido para o seminário de Guimarães.

Tradução do Livro do Pe. Schebesta
Portugals konquistamission in Südost Afrika” 
(Portugal: Conquista e Missão no Sudeste de África)

Além de um jantar no dia 14 à noite e de um convívio que se prolongou ao dia seguinte, o ponto central do encontro foi uma reunião para decidir sobre o andamento a dar às actividades que o grupo de ex-verbitas tem em curso, nomeadamente a tradução e publicação do livro do missionário alemão “Pe. Schebesta svd”, que foi missionário em Moçambique no período conturbado que precedeu a Primeira Grande Guerra Mundial de 1914-1988, e escreveu um bem documentado volume sobre a história das Missões naquele país, desde o tempo das Descobertas até ao início do século XX.
O livro já foi traduzido do alemão para o português pelos ex-verbitas António Marques de Brito, Manuel Felgueiras Martins e José Prata Candeias, que dominam bem o idioma alemão pois estudaram e viveram durante longos anos naquele país.
A tradução está agora a ser revista e preparada para publicação por Armindo Cachada, que foi durante muitos anos jornalista do Jornal de Notícias. A edição deste livro está prevista para o próximo ano, entre Setembro e Novembro de 2009, altura em que se comemoram o centenário da morte do Pe. Arnaldo Janssen, fundador da SVD e os 60 anos da implantação da SVD em Portugal.

Memória fotográfica

Outras iniciativas estão em curso, lideradas pelo mesmo grupo, nomeadamente a recuperação da memória verbita dos últimos 60 anos em Portugal, através de documentação fotográfica, que será recolhida, tratada e arquivada em bases de dados, para garantia de preservação.
Nesse sentido pede-se a todos os antigos alunos do Verbo Divino, associados ou não na AAVD, que tenham em seu poder fotografias do tempo em que permaneceram nos respectivos seminários, o favor de as fazer chegar cópias destas à Direcção da AAVD, digitalizadas (com boa definição) ou copiadas em papel fotográfico, para que possam ser identificadas, catalogadas e armazenadas em suporte digital, para memoria futura.
As fotos digitalizadas podem ser ser enviadas por e-mail para o seguinte endereço electrónico: acachada.sr@gmail.com. As que forem enviadas por correio postal, podem ser endereçadas para:

AAVD
Rua Teixeira de Pascoaes, 421 – Azurém
4801-913 GUIMARÃES
Para esclarecimentos, ligar para o nº: 968525190 (Armindo Cachada).

Solicita-se que as fotos venham devidamente identificadas quanto aos personagens que nelas se encontram e quanto ao enquadramento temporal ou espacial em que foram tiradas.
Muito obrigado a todos os que se dispuserem a colaborar.