Embora com menos cerca de dezena e meia de presenças que no ano passado, decorreu em Fátima, nos dias 8 e 9 de Maio, o encontro anual da AAVD, sendo de registar, no entanto, a realização de uma Assembleia Geral com um trabalho muito produtivo.
A diminuição de presenças terá ficado a dever-se, no nosso entender, a três causas: a alteração da data habitual do encontro, por impossibilidade de presença nesta do presidente; por uma inexplicável falha informática no endereçamento de alguns exemplares do “Lux Mundi”, que não terão chegado aos destinatários; e, finalmente, pela proximidade da visita do Papa a Fátima, a 13 de Maio, que terá desmotivado alguns associados de participar na AG, já que, querendo estar presentes na peregrinação, não tinham possibilidade de se deslocarem duas vezes a Fátima em tão curto espaço de tempo. Mesmo assim, contaram-se 86 presenças, entre antigos alunos e familiares, o que é bastante significativo.
Aprovada alteração dos estatutos
O convívio foi excelente e, sobretudo, trabalhou-se bem na Assembleia Geral. Após anos de tentativas infrutíferas, foi possível, finalmente, dar a volta aos Estatutos da AAVD e actualizá-los. A Direcção irá agora publicar um novo livrinho para fazer chegar a todos os associados.
Situação financeira da AAVD
A situação financeira da AAVD, com base no Relatório de Actividades e Contas apresentado pela Direcção, mostra-se bastante sadia, apesar da “crise”, o que significa que houve uma gestão rigorosa e uma devotação muito carola por parte dos membros directivos, bem como dos restantes corpos sociais. Oxalá que assim continue nos próximos anos.
Durante a reunião fez-se uma colecta para o Liupo (Moçambique) e um leilão para outras causas sociais da SVD (Mãos Unidas).
Projectos:
uma peregrinação a Santiago de Compostela?
Nas suas propostas para o ano de mandato que agora se iniciou, a Direcção lançou o desafio aos associados para se juntarem numa peregrinação a Santiago de Compostela, talvez em Outubro próximo, uma vez que estamos a celebrar o “Ano Jacobeo”. Depois de Jerusalém e de Roma, Santiago de Compostela é considerado o terceiro lugar mais importante para a cristandade.
Para o próximo ano, está em estudo um apossível viagem a Roma ou às origens da Congregação do Verbo Divino na Europa, mais concretamente a Steyl, na Holanda.
No seu devido tempo os associados receberão informações mais concretas e desafiados a participarem nesses dois eventos.
NB: Seguem algumas fotos do Encontro de Fátima. Para aumentar as imagens basta fazer um clic com o ratinho sobre elas.
O Armindo Cachada recebe as primeiras inscrições
O presidente da AAVD controla a actualização das quotas dos associados
e o recebimento de donativos pecuniários para o Liupo (Moçambique)
e outros projectos da SVD (Mãos Unidas)
O Alcídio ajuda na lojinha da AAVD
As senhoras deixam os maridos com as questões associativas e descansam da viagem,
ao mesmo tempo que actualizam a leitura do "Contacto", jornalzinho dos amigos da SVD
A Missa do Encontro na nova capela do seminário
O Provincial SVD, Pe. José Antunes, presidiu à celebração
Os trabalhos da Assembleia Geral foram bastante participados
Os presidentes dos Corpos Sociais da AAVD
(João Carlos Lourenço - Conselho Fiscal; António Ferraz de Moura - Direcção; Augusto Pires Martins Silva - Assembleia Geral) e o Director do Lux Mundi (Armindo Cachada), posam para o fotógrafo.
O convívio à mesa, no almoço de domingo
O presidente da AAVD, Ferraz de Moura e o Alcídio, orientam o leilão de prendas para angariação de fundos. Como os preços eram muito convidativos, não sobrou peça.
A Direcção acerta as contas do alojamento com o Pe. Rodrigo
Na despedida da Direcção: a visita ao Santuário de Fátima,
preparado para receber a visita do Papa Bento XVI
A Cruz Alta junto à Igreja da Santíssima Trindade em Fátima
No regresso a Guimarães, a equipa directiva foi apreciar a beleza do pôr-do-sol à Figueira da Foz