Embora com uma semana de atraso sobre o acontecimento e porque também estive no dia 30 de Janeiro em Oleiros, com o António Brito, a representar a Direcção da AAVD no encontro da tertúlia gastronómica lisboeta, dinamizada pelo Vítor Batista e Fernando Carvalho, aqui deixo o meu aplauso pela iniciativa, que juntou entre 70 a 80 participantes, de vários quadrantes do país.
Enquanto a Norte chovia a bom chover, em Oleiros o tempo era bem solarengo, embora com temperatura um pouco baixa, obrigando a resguardos, cachecóis e até capotes transmontano e alentejano.
No restaurante
Antes do encontro no restaurante Maria Pinha, a camioneta com a comitiva lisboeta fez uma paragem na “Madeirã”, para o “mata-bicho” na destilaria de medronho do senhor Paulo Silva (Silvapa).
Claro que a atracção era mesmo o “cabrito estonado” no restaurante Maria Pinha, situado no andar superior do pavilhão desportivo, com visão panorâmica sobre a vila e seu parque habitacional.
As fotografias que aqui se mostram são testemunho do sucesso que este encontro constituiu para a organização. Ou seja, conseguiu arrancar os lisboetas do conforto da capital e levá-los até Oleiros, uma localidade serrana localizada a poucos quilómetros de Vila de Rei, centro geodésico de Portugal. Ambas as localidades ficam já no distrito de Castelo Branco.
Animação festiva
O restaurante encheu-se de aavd’s e a gastronomia não desiludiu. A guitarra do Candeias, a concertina do Freire e a voz do Maurício constituíram uma componente importante da animação geral.
Estão de parabéns os organizadores do evento, nomeadamente o Vítor Batista e o Fernando Carvalho, através do blogue “Sabor da Beira”, que já provou ser um excelente meio de fazer chegar a comunicação a um grande número de “aavd’s”.
Um abraço a todos.
A primeira estação foi a destilaria do Senhor Paulo Silva, na Madeirã,
que aqui aparece a explicar como se faz a aguardente de medronho
Aspecto das mesas
Uma panorâmica geral do restaurante que praticamente encheu com os comensais da aavd
O Vitor Baptista dá as boas vindas
O Freire, Candeias e Maurício na animação do encontro
O Pinto recolhe informações para a base de dados da AAVD
As senhoras põem a conversa em dia
As beldades sentem-se um pouco á margem do convívio dos maridos que conversam com os antigos colegas
O Vítor Baptista faz as contas
O Quelhas e o Antero posam para o fotógrafo
Nos bastidores do convívio